SERVUM SERVORUM PAPA JOÃO PAULO II.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

QUEM PODE PARTICIPAR DA IAM?

9 de janeiro de 2009


Quem pode participar da IAM?


Todas as crianças e adolescentes dos 07 aos 14 anos, que o desejarem, podem pertencer à Infância e Adolescência Missionária. Devem gostar e mostrar interesse para concretizar as finalidades e objetivos desta Obra.
A IAM congrega meninos e meninas nas paróquias, escolas, comunidades para a animação e formação missionárias, vivendo e promovendo a comunhão e a cooperação missionária universal.
Antes dos 7 anos formam uma seção dos pequeninos que vão sendo introduzidos e acompanhados por seus pais conforme sua capacidade de participação. Ao chegar à adolescência, começa uma nova etapa, ingressando na Juventude Missionária.

São condições para participar:
- Ter entusiasmo, generosidade e ser fiel aos compromissos;
- Assistir e participar ativamente nos encontros do grupo, rezando diariamente, cultivando a devoção à Eucaristia, a Nossa Senhora e ao Papa;
- Ser amigo e contribuir mensalmente em favor das crianças nas missões com ofertas materiais, fruto de gestos concretos de solidariedade.

COMO SÃO FORMADOS OS GRUPOS DA IAM?
A IAM forma grupos de crianças e pré-adolescentes integrados por 12 crianças entre os que desejam pertencer à IAM.
Dependendo da realidade paroquial o grupo pode ter menos ou mais crianças, entretanto, é bom que não passe de 20 crianças em um mesmo grupo, pois, fica mais difícil de desenvolver o trabalho! E não é por que em uma paróquia não tenha 12 crianças que não se inicie um grupo da IAM!
O número de 12 é muito simbólico, pois lembra o grupo dos 12 apóstolos, aos quais Jesus confiou a Missão da Evangelização até os confins do mundo.
A estrutura principal da Obra são os grupos, cujos membros tornam-se fermento missionário na família, na escola, na comunidade eclesial e no ambiente em que vivem.
Por outra parte, a IAM não se reduz aos grupos, mas oferece a todas as crianças serviços de animação missionária, par que sejam missionárias, mesmo ao participando de grupos de IAM. Pois, estes grupos não são grupos fechados, mas estão abertos e prontos para ajudar todas as crianças. Seu ideal é partilhar a vida missionariamente.
Nos primeiros meses, o grupo das crianças ou dos adolescentes missionários deverá ser orientado pelo assessor(a), que preparará seus membros para caminharem sozinhos.
Na primeira reunião, após o período de orientação, as crianças ou adolescentes farão a escolha para preencher as funções necessárias ao bom funcionamento do grupo: coordenador(a), vice-coordenador(a), secretário(a), tesoureiro(a), responsável pela oração, encarregados das várias funções. É bom que todos os membros do grupo tenham sua função.
A partir do momento da escolha, o grupo tem vida própria. O assessor(a) continua acompanhando o grupo, preparando os encontros junto com o coordenador ou coordenadora, resolvendo possíveis conflitos ou dúvidas, e garantindo a fidelidade ao carisma da IAM: mas não dirigem o grupo.

Lembrete: A Coordenação têm a duração de um ano, podendo haver reeleição por mais um ano. Caso seja necessário, o coordenador(a) poderá ser mudado em qualquer momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário